Grêmio aparece em seleto ranking de clubes brasileiros
O Grêmio é um dos clubes mais tradicionais e vitoriosos do futebol brasileiro. Junto de Corinthians, São Paulo, Flamengo, Internacional e Santos, o Imortal tem o privilégio de ostentar o título do Mundial de Clubes.
A equipe conquistou o mundo em 1983 ao derrotar o Hamburgo por dois a um na prorrogação, com dois gols do ex-atacante e atual técnico Renato Gaúcho. O time retornou ao torneio outras duas vezes, em função das conquistas da Libertadores em 1995 e 2017.
Grêmio em Mundiais
Após a conquista do título em 1983, o Grêmio voltou ao Mundial de Clubes em 1995 para enfrentar o Ajax. Com um jogador a menos após a expulsão de Rivarola, o Imortal conseguiu segurar o zero a zero no tempo normal e levou a decisão para os pênaltis. Porém, perdeu por quatro a três.
Em 2017, ano do tricampeonato da Libertadores, voltou ao Mundial de Clubes com um novo formato. A equipe entrou na semifinal do torneio e venceu o Pachuca-MEX por um a zero, gol do atacante Everton Cebolinha.
Na grande final, o Imortal enfrentou o Real Madrid de Cristiano Ronaldo, Modric, Benzema, Sergio Ramos e companhia, considerado o melhor time do Madrid na última década. A partida terminou um a zero para os espanhóis, em lance de infelicidade na cobrança de falta de CR7.
Levando em consideração os resultados no tempo regulamentar, o Grêmio acumula duas vitórias, um empate e uma derrota em Mundiais de Clubes. Confira o ranking dos times brasileiros que já venceram o torneio:
— São Paulo: 1992 (contra o Barcelona), 1993 (contra o Milan) e 2005 (contra o Liverpool)
— Corinthians: 2000 (contra o Vasco) e 2012 (contra o Chelsea)
— Santos: 1962 (contra o Benfica) e 1963 (contra o Milan)
— Grêmio: 1983 (contra o Hamburgo)
— Internacional: 2006 (contra o Barcelona)
— Flamengo: 1981 (contra o Liverpool)